Comitiva da GIZ visita Pará e conhece o Programa Municípios Verdes

O Programa Municípios Verdes recebeu a visita de uma equipe da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional) no último dia 19 de janeiro. A entidade é uma das principais fontes de recursos do Fundo Amazônia (FA). A reunião veio para trazer um panorama da região para o novo […]

O Programa Municípios Verdes recebeu a visita de uma equipe da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional) no último dia 19 de janeiro. A entidade é uma das principais fontes de recursos do Fundo Amazônia (FA).

A reunião veio para trazer um panorama da região para o novo diretor da GIZ no Brasil, Wolf Dio. Participaram também da reunião pela GIZ o diretor para a América do Sul, Dirk Assmann, o assessor técnico do projeto Economia Verde, Octavio Nogueira, e o diretor do projeto de Regularização Ambiental / CAR, Taiguara Alencar.

O diretor do Núcleo Executor do projeto do PMV aprovado junto ao FA, Felipe Zagalo, explicou o funcionamento do Programa e quais as ações em andamento executadas atualmente pelo projeto no Estado. Também participou da reunião a coordenadora de articulação institucional, Camilla Miranda.

“Para nós é sempre uma honra receber representantes dos nossos investidores. É sempre um momento que podemos explicar as práticas que envolvem o desmatamento e a produção sustentável na região”, pontuou Felipe.

“Também falamos sobre a mudança na dinâmica do desmatamento e esclarecemos como se dá a articulação do PMV com a gestão ambiental municipal. Eles gostaram e vêm também para avaliar como a experiência do Programa pode ser levada para outros estados onde eles também acompanham projetos”, declarou Camilla.

Além de Belém, a equipe visitou algumas comunidades produtoras de óleos em Abaetetuba e em Mosqueiro. A ideia é verificar de perto como estão sendo aplicados  e querem saber como estamos aplicando os recursos do Fundo Amazônia recebidos pelo Programa Municípios Verdes e outros projetos aprovados pelo FA.