Governo do Pará inicia campanha educativa sobre o meio ambiente

Trinta e três municípios paraenses vão receber, nos próximos meses, uma caravana de ações de mobilização e sensibilização sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os males causados pelo desmatamento. A campanha educativa é promovida pelo Programa Municípios Verdes, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Rádio […]

Trinta e três municípios paraenses vão receber, nos próximos meses, uma caravana de ações de mobilização e sensibilização sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os males causados pelo desmatamento. A campanha educativa é promovida pelo Programa Municípios Verdes, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Rádio Margarida. A ação começa em Igarapé-Miri, na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, e segue para Moju, Tailândia, Goianésia do Pará, Jacundá e Redenção nesta primeira etapa.

Os municípios escolhidos são beneficiários do PMV e considerados prioritários na realização do CAR. Além da temática do Cadastro Ambiental Rural, serão abordados temas como desmatamento, regularização e licenciamento ambiental em áreas rurais.

Durante três dias, a população de cada cidade será convidada a participar de ações em comunidades, escolas, feiras, sindicatos de trabalhadores rurais e ainda atos show em praça pública, com apresentação de peças teatrais e programação com jogos educativos e cinema popular.

Kits educativos contendo jingles, spots, vídeos e radionovelas, além de folders, cartazes e cartilhas serão entregues para os participantes das atividades. O material educativo e as ações a serem realizadas são de responsabilidade do Centro Cultural Belém Amazônia – ONG Rádio Margarida, instituição contratada com recursos do Fundo Amazônia (FA) pelo Núcleo Executor do PMV.

“A campanha é voltada em especial para o pequeno produtor, com imóvel de até quatro módulos fiscais, mas visa também conscientizar a população como um todo sobre a importância de ser atuante na agenda ambiental no seu município”, afirmou o secretário extraordinário do PMV, Justiniano Netto.

O contrato faz parte do plano de trabalho do projeto aprovado pelo Programa junto ao FA. Os materiais abordam ainda assuntos como degradação ambiental, promoção do desenvolvimento e da sustentabilidade, ordenamento fundiário e gestão ambiental compartilhada, além dos benefícios do CAR para o produtor e para o monitoramento e recuperação de passivos ambientais.

A experiência exitosa de Paragominas e a atuação do projeto PMV também são temas dos materiais educativos, que contêm nove vídeos – 3 vídeo-aulas, 3 animações e 3 documentários. Foram feitas entrevistas com produtores, gestores e representantes de instituições governamentais e não governamentais de Belém, Tailândia, Paragominas, Óbidos e Redenção.

Serviço

Quer saber mais sobre as ações e o cronograma? Procure a coordenação da campanha no email pmvarteducacao@gmail.com ou nos telefones (91)99144-0949 e 99116-0229.

Cronograma

Igarapé-Miri

13/02

9h: Ato Show na Praça Sarges Barros / 16h: Escola Polo da UAB/UEPA Auditório

14/02

8h: Comunidade Rural / 16h: Comunidade Assentamento Estadual Emanuel

15/02

9h: Assoc. Multirão Centro Comunitário / 17h: Vila Maiautá – 8km

Moju

16/02

9h: Escola Municipal da Vila Boa Esperança / 18h: Praça Matriz

17/02

9h: Quilombo Jambuaçú – Casa Familiar Rural / 16h: Escola Técnica

18/02

9h: Vila Palmares / 16h: Vila Israel

Tailândia

20/02

9h: Escola Técnica / 18h: Praça Guaraci Mendes

21/02

9h: Comunidade Vila Pindorama Palestina e Esmeralda / 17h: Comunidade Capelão

22/02

8h: Feira do Agricultor / 18h: Faculdade

Goianésia do Pará

23/02

9h: Ginásio Leandro Martin / 15h: Comunidade Rural Estrela do Sul

24/02

9h: Centro Comunitário Comunidade Rural Santa Paula / 15h: Praça da Paz da Igreja Católica

25/02

8h: Feira do Produtor Rural / 14h: Escola Edvandro Fernandes, zona rural Vila

Jacundá

02/03

9h: Escola Técnica / 18h: Ato Show na Praça do Centro de Artes e Esportes (CEU)

03/03

9h: Centro Comunitário de Jacundá / 15h:Centro Social e Educacional de Jacundá, no Bairro Aparecida

04/04

9h: Feira do Produtor Rural / 15h: Comunidade Vila Pajé

Redenção

06/03

9h: Comunidade Novo Projeto/Campina Verde / 16h: ESCOLA agrícola Antonieta de Lourdes

07/03

8h: Feira do Produtor Rural / 15h: COMUNIDADE Tiradentes Peba

08/03

9h: Ginásio / 16h: Comunidade Frei Gil de Vila Nova