“Municípios Verdes” conclui cursos de capacitação em Belém, Santarém, Itaituba e Altamira

O Programa Municípios Verdes (PMV) concluiu os cursos de capacitação em Verificação do Desmatamento em Campo (VDC) e Licenciamento de Atividade Rural (LAR) em Belém, Santarém, Itaituba e Altamira. As qualificações foram oferecidas para técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente destes municípios e dos que ficam nas regiões próximas. A primeira turma começou no […]

O Programa Municípios Verdes (PMV) concluiu os cursos de capacitação em Verificação do Desmatamento em Campo (VDC) e Licenciamento de Atividade Rural (LAR) em Belém, Santarém, Itaituba e Altamira. As qualificações foram oferecidas para técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente destes municípios e dos que ficam nas regiões próximas.

A primeira turma começou no mês de outubro, na capital paraense e a última se encerrou no dia 16 de dezembro em Altamira, no sudoeste do Pará. As qualificações são ofertadas pela Floram – empresa contratada com recursos do projeto Programa Municípios Verdes/Fundo Amazônia – e visam preparar os técnicos que atuam na fiscalização e licenciamento ambiental rural.

Ao todo, 80 pessoas participaram de todas as capacitações oferecidas nessa primeira etapa do contrato, além de um representante do Incra por turma. Para o ano de 2017, estão programados os cursos de VDC e LAR nos municípios de Redenção, Marabá, Paragominas, Tucuruí e Belém.

“Nós estamos cumprindo o plano de trabalho do projeto aprovado junto ao Fundo Amazônia e esse momento é muito importante para os municípios. Com os técnicos qualificados, poderemos ter uma atuação ainda mais eficiente na fiscalização das atividades rurais e também dar celeridade a processos antes demorados”, pontuou o diretor do Núcleo Executor do PMV, Felipe Zagalo.

As aulas contaram com aulas teóricas e práticas, com idas dos técnicos a campo. Até junho de 2017, mais de 60 municípios terão participado da qualificação.

Polo Santarém: Alenquer, Óbidos, Prainha, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Almeirim, Gurupá e Aveiro.

Polo Belém: Moju, Abaetetuba, Acará, Augusto Corrêa, Bujaru, Castanhal, Concórdia do Pará, Melgaço, Muaná, Igarapé-Miri, Goianésia do Pará, Curralinho, Curuçá, Igarapé-Açu, Ourém, Bonito, São Caetano de Odivelas, Santa Izabel, Viseu e Terra Alta.

Polo Itaituba: Placas, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis, Trairão e Castelo dos Sonhos.

Polo Altamira: Anapu, Brasil Novo, Medicilância, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Polo Redenção: Cumaru do Norte, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Santa Maria das Barreias.

Polo Marabá: Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga e Novo Repartimento.

Polo Paragominas: Conceição do Araguaia, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Ulianópolis, Capanema, Irituia, Mãe do Rio e São Miguel do Guamá.

Polo Tucuruí: Jacundá, Oeiras do Pará, Breu Branco, Goianésia e Cametá.