Ao longo de oito meses, o Núcleo Executor do Programa MunicÃpios Verdes vem trabalhando para executar fÃsico e financeiramente o projeto do PMV/Fundo Amazônia, e neste mês de agosto já apresenta alguns resultados das ações previstas pelo plano de trabalho para este ano. O contrato das Bases Locais foi encerrado, após cerca de um ano […]
Ao longo de oito meses, o Núcleo Executor do Programa MunicÃpios Verdes vem trabalhando para executar fÃsico e financeiramente o projeto do PMV/Fundo Amazônia, e neste mês de agosto já apresenta alguns resultados das ações previstas pelo plano de trabalho para este ano.
O contrato das Bases Locais foi encerrado, após cerca de um ano e meio de atuação em 44 municÃpios paraenses. Muitos grupos de combate ao desmatamento em diversos municÃpios são consequência deste trabalho. Ao todo foram realizados 43 Pactos, sendo 37 renovações e 6 novos, totalizando mais de 70 Pactos. Participaram das reuniões 1.626 pessoas, e 692 são signatárias dos (re) Pactos.
Outro resultado importante são os PPCADs – Planos de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento no Pará, que já somam 44 realizados nos municÃpios. Embora o contrato tenha encerrado, haverá uma etapa 2 das Bases Locais já está em processo de licitação e expandirá os serviços para 100 municÃpios em todas as Regiões de Integração do Pará. O investimento foi de mais de R$ 2 milhões e 700 mil reais.
As capacitações também encerraram. Foram 97 técnicos de 45 municÃpios formados em Verificação do Desmatamento em Campo (VDC), e 171 de 62 municÃpios capacitados em Licenciamento de Atividade Rural (LAR). O investimento na qualificação de servidores de diversas regiões do Estado foi de aproximadamente R$ 1 milhão de reais.